Pular para o conteúdo principal

"O tempo não para"


As grandes idéias são as que transcendem o tempo. Concordo com Cazuza, quando disse: 



"Eu vejo o futuro repetir o passado".  


RePensar essa frase me transporta, enquanto o tempo não para, se passam alguns minutos. Costumamos sempre dizer: vou “perder tempo”. Talvez eu  estaria “ganhando tempo” . O certo é que no presente não tenho a resposta.  
Pois bem, eu vivo o futuro que Cazuza viu se repetir. Cazuza viveu o meu passado que eu verei repetir. Afinal, o tempo não passa! Parece loucura. Meio controverso. Mas as situações se repetem.
A evolução tecnológica, a informação, a medicina, todas essas transformações não modificam a genética, a essência humana.
As grandes mentes tem o poder de petrificar o que dizem. São sempre verdades que atravessam Gerações. Cazuza foi um desses, suas idéias vivem estampadas em cada fato dos nossos dias.
Mais fragmentos de um passado ainda presente:

 “Te chamam de ladrão, de bicha, maconheiro
Transformam o país inteiro num puteiro
Pois assim se ganha mais dinheiro” (...)


Hoje tenho que me deparar com os valores que me impõem ao abrir um jornal, uma revista ou simplesmente ao ligar a Tv e, ainda, aceitar que a grande estrela é uma garota de programa.
Bruna Surfistinha, nada mais é que a alegoria no presente de um futuro que repete o passado. De uma sociedade de valores trocados. Que sob a alegação da não discriminação, validam comportamentos, coroando essas pessoas num “pódio de chegada” como heróis.
 Num país de iletrados, de renegados, o que importa mesmo é o resultado.

É, o tempo não passa...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Concurso público, cotas raciais, autodeclaração e verificação da condição declarada

O único mecanismo legal para verificação da condição de negro do candidato inscrito em concurso público é a autodeclaração, não podendo a Administração Pública estipular outro requisito. Com o advento da lei 12.990, de 09 de junho de 2014 1 , criou-se a obrigatoriedade de 20% das vagas oferecidas em concursos públicos no âmbito da administração pública Federal, das autarquias, das fundações públicas e das sociedades de economia mista controlas pela União, serem reservadas aos candidatos negros 2 . De acordo com o artigo 2º do mesmo diploma legal poderão concorrer às vagas reservadas a candidatos negros aqueles que se autodeclarem pretos ou pardos no ato da inscrição do concurso público, conforme o quesito de cor ou raça utilizado pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, nesses termos: Art. 2º Poderão concorrer às vagas reservadas a candidatos negros aqueles que se autodeclararem pretos ou pardos no ato da inscrição no concurso público, conforme ...

Companheira tem direito a dividir seguro de vida com esposa separada de fato

Nos casos em que não há indicação de beneficiário na apólice de seguro de vida, o companheiro ou companheira em união estável tem direito a ficar com parte da indenização que seria devida ao cônjuge separado de fato, mas não judicialmente. A decisão foi tomada no último dia 4 pela Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), em julgamento de recurso interposto por uma seguradora. Os ministros decidiram que o capital segurado deve ser pago metade aos herdeiros do segurado, conforme a vocação hereditária, e a outra metade ao cônjuge separado apenas de fato e à companheira do falecido, desde que comprovada a união estável. A companhia de seguros foi processada pela esposa depois de haver pago a indenização aos herdeiros e à companheira do falecido. As instâncias ordinárias entenderam que, reservando-se 50% da indenização à prole, quando existe, a outra metade do valor segurado deve ser paga ao cônjuge não separado judicialmente, na forma do  artigo 792  do Código Ci...