Pular para o conteúdo principal

Linguagem jurídica é importante e não pode ser banalizada, defendem especialistas

VOCABULÁRIO TÉCNICO


As leis e decisões judiciais devem ser escritas de forma a torná-las compreensíveis àqueles que não são profissionais do Direito. No entanto, a linguagem técnica jurídica tem um papel importante no funcionamento da Justiça e não deve ser banalizada. Essa é a opinião do professor de Direito Tributário da PUC-SP Paulo de Barros Carvalho e do ex-integrante do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais Fabio Brun Goldschmidt.
Na terça-feira (9/8), em evento pela comemoração dos 20 anos do escritório Andrade Maia Advogados — do qual Goldschmidt é sócio —, Barros Carvalho afirmou que a linguagem jurídica mistura termos usados no cotidiano com vocábulos colhidos na ciência, buscando obter comandos práticos, rigorosos e precisos.
Porém, nem sempre essa combinação acaba produzindo resultados inteligíveis a leigos, apontou o professor à ConJur, admitindo que isso pode fazer com que a população não conheça seus direitos nem saiba exercê-los plenamente. Mesmo assim, o jurista não considera esse ponto um grande problema, já que as pessoas podem procurar advogados, defensores públicos ou integrantes do Ministério Público em busca de assistência.
Também nessa linha, Goldschmidt defendeu o dialeto jurídico. O problema, a seu ver, são as frases empoladas, recheadas de termos obscuros ou em latim, que só servem para ostentar erudição e dificultam a compreensão de homens e mulheres que não fazem parte do mundo do Direito.
Ambos os especialistas em Direito Tributário declararam ser favoráveis a decisões judiciais escritas de maneira acessível à população em geral. Em 2010, a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputadosaprovou o Projeto de Lei 7.448/2006, que incluía no Código de Processo Civilobrigação de que a sentença fosse redigida em “linguagem coloquial, sem a utilização de termos exclusivos da linguagem técnico-jurídica e acrescida das considerações que a autoridade judicial entender necessárias, de modo que a prestação jurisdicional possa ser plenamente compreendida por qualquer pessoa do povo”. Entretanto, a proposta não andou desde então, e o novo CPC foi promulgado sem regra nesse sentido.
Porém, o ex-conselheiro do Carf ressalva que a simplificação da redação não pode ser feita de forma a tornar o Direito popularesco. “Quando os julgamentos são feitos para a plateia, sem rigor, a sociedade fica prejudicada.”
Os advogados também culparam a pressão pelas redações falhas de leis, que muitas vezes contrariam dispositivos legais e constitucionais. Segundo eles, diversas normas são elaboradas em cima da hora, e só são discutidas após entrarem em vigor.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alterar fatos para obter a declaração de pobreza não é falsidade ideológica

A declaração de pobreza está sujeita à apreciação do juiz e, por isso, não constitui crime de falsidade ideológica a apresentação de dados falsos à Justiça. Assim, a 4ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul  acolheu  Habeas Corpus para trancar ação penal contra um microempresário de Caxias do Sul. A defesa do empresário argumentou que a declaração de pobreza,  para obtenção da gratuidade judiciária, admite prova em contrário e está sujeita à apreciação judicial. Assim, nem em tese constitui o crime de falsidade ideológica, como tipificado no artigo 299 do Código Penal. Os desembargadores acolheram os argumentos da defesa, por entender que não existe justa causa para a persecução penal, trancando em definitivo o processo. O relator do recurso, desembargador Aristides Pedroso de Albuquerque Neto, citou a jurisprudência superior para embasar o seu voto — referendado à unanimidade no colegiado. Registra a  ementa  do RHC 23121/SP, relatado pelo ministro Féli

Importante alteração na Lei da Ação Civil Pública

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI Nº 12.966, DE 24 ABRIL DE 2014.   Altera a Lei n o  7.347, de 24 de julho de 1985 (Lei da Ação Civil Pública), para incluir a proteção à honra e à dignidade de grupos raciais, étnicos ou religiosos. A PRESIDENTA DA REPÚBLICA  Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: Art. 1 o   Esta Lei inclui na  Lei n o  7.347, de 24 de julho de 1985  (Lei da Ação Civil Pública), a proteção à honra e à dignidade de grupos raciais, étnicos ou religiosos. Art. 2 o  O caput do art. 1 o  da Lei n o  7.347, de 1985, passa a vigorar acrescido do seguinte inciso VII: “Art. 1 o  ................................................................... ............................................................................................. VII –  à honra e à dignidade de grupos raciais, étnicos ou religiosos. ...................................................................